Candy Crush – Um jogo que vicia

candy-crushO Candy Crush é um jogo que foi lançado em abril de 2012 e que começou a se tornar uma “febre” a partir de março de 2013.

Quais são as razões para ele se tornar um grande sucesso e superar o Angry Birds? Isso mesmo! Superar o ANGRY BIRDS que é o game mais popular de todos os tempos, principalmente para plataformas mobile.

O jogo é engraçadinho e viciante. Me lembra o TETRIS do Atari, mas acho importante refletirmos quanto tempo do seu dia você está PERDENDO JOGANDO Candy Crush. Pior ainda! Você paga para conseguir passar fases?

Na minha opinião, os elementos-chave para criar o vício e tornar ele tão popular são:

  • Recompensas – O jogo vai te dando recompensas a cada fase que você passa. No curso de Neuromarketing que fiz com o mestre Marcelo Peruzzo aprendi que as pessoas precisam estar INSATISFEITAS para consumirem mais produtos. O Candy Crush consegue manter TODOS insatisfeitos, pois ao faltar um POUQUINHO para passar de fase… ele oferece a compra de algumas tentativas a mais. 
  • Elogios com uma voz “macia” – Na medida que você consegue realizar algumas ações, uma voz agradável fala “Tasty”, “Delicious” e outras palavras que soam bem ao ouvido…
  • Gamification – Eu joguei o Candy Crush no Facebook e percebi que ele faz uma competição com seus amigos, mostrando um ranking para cada fase. As pessoas adoram competir com outras.
  • Social Game – Além de tudo, o Candy Crush estimula você a “ajudar” os amigos dando mais créditos ou pedir ajuda para conseguir mais tentativas.

Esta paródia é muito legal e explica de forma criativa as razões do sucesso do Candy Crush (está em inglês).

Candy Crush Saga – The Evil Game

O interessante de grandes sucessos são os conteúdos criativos que surgem na internet, principalmente no Youtube.

Candy Crush – The Movie

Trailer muito bem feito de um “filme” sobre o Candy Crush.

Perdi minha mulher pro Candy Crush – Cadu Dias (ORIGINAL)

Cadu Dias fez uma música bem legal para parodiar o vício da sua mulher. Bem criativo, pois aproveitou a alta busca por Candy Crush para fazer um marketing pessoal.

Candy Crush é um problema de saúde pública?

Este post é muito bom para uma análise mais profunda do poder viciante do Candy Crush. Parabéns ao autor Pedro Burgos.

http://www.oene.com.br/podemos-considerar-candy-crush-um-problema-de-saude-publica/

Veja alguns trechos:

O que ele descobriu, e isso é relevante e replicável no mundo dos games, é que as ??recompensas em intervalos aleatórios? são mais motivadoras que as em intervalos fixos. Se o rato está condicionado a receber sempre a comida a cada 5 vezes que pressiona a alavanca e de repente ele para de recebê-la, ele rapidamente para de pressionar a alavanca. Se ele está acostumado a intervalos aleatórios, mesmo quando o estímulo some temporariamente, ele ficará pressionando centenas de vezes antes de desistir.

“Os jogos têm por característica o prazer da satisfação imediata. Quando se vence uma partida, a euforia da vitória e a ansiedade de conseguir viver aquela satisfação de novo tomam conta da pessoa e a levam a perseguir essa sensação de bem estar. No universo dos vícios, químicos ou não, quanto mais rápido atinjo o prazer e menor o seu tempo de duração, mais persigo continuamente aquela sensação. Esse processo tem a ver com nosso sistema cerebral de recompensas para a sobrevivência da espécie. Ele lhe dá o prazer a fim de repetir um comportamento. O problema é que deturparmos o caminho e então vamos atrás dessa sensação onde ela nem sempre deveria existir.”

Este vídeo em inglês é OBRIGAT?RIO para quem não quer ter nosso cérebro MANIPULADO por estratégias de marketing.

Afinal, você é um RATO, um POMBO ou um Ser Humano?

Angry Birds vs Candy Crush

O Google Trends mostra como o Candy Crush é mais buscado do que o Angry Birds no Google.

candy-crush-trends

 

Conclusão

Sou pai e tenho um filho de 10 anos e outro de 3 anos. A conclusão que chego ao ver este tipo de tendência é que devemos voltar ao passado e valorizar mais os ENCONTROS REAIS entre as pessoas.

No sábado passado levei meu filho para conhecer uma academia de tênis de mesa (http://www.ateme.com.br/) e foi tão legal que até fiquei com vontade de voltar a praticar. Na mesma tarde, fomos conhecer o treino de atletismo (http://www.atletismodiadema.com/) e meus dois filhos correram e brincaram a tarde inteira (e nem lembraram do Candy Crush).

Apesar de trabalhar com marketing digital e novas tecnologias. Minha proposta é refletirmos sobre o que realmente agrega valor para nossas vidas e investir tempo em atividades que nos levam a conhecer PESSOAS DE VERDADE.

Convido você a participar dos encontros de Cocriação Digital que tenho promovido desde janeiro/2013 - http://cursos.konfide.com.br/cocriacao-digital. São encontros livres para aprender/ensinar marketing digital e outros temas.

Abraços,

MarcioOkabe.com.br

Referências:

http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/05/candy-crush-supera-angry-birds-se-torna-jogo-mais-popular-do-mundo.html

http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/candy-crush-as-curiosidades-o-poder-viciante-e-uma-manha-para-ganhar-vidas-infinitas/

http://www.oene.com.br/podemos-considerar-candy-crush-um-problema-de-saude-publica/

http://www.marceloperuzzo.com/conteudo/artigos/marketingcomunicacao/757-um-milhao-de-motivos-para-se-aprender-neuromarketing-

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013