Joomla!Day Brasil 2008 – Mais de 120 participantes!

Depois de muita expectativa, o Joomla!Day Brasil 2008 foi um sucesso. Com mais de 120 participantes de diversos estados:

São Paulo – São Paulo, Santo André, Santos, São Bernardo dos Campos, São José dos Campos, São Vicente, Itatiba, Jandira, Artur Nogueira, Atibaia, Batatais, Campinas, Ribeirão Preto. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Minas Gerais – Belo Horizonte, Juiz de Fora, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Ipuiuna. Distrito Federal – Brasília. Bahia – Salvador, Cruz das Almas. Paraná - Curitiba, Maringá. Santa Catarina – Florianópolis, Joinville. Tocantins – Palmas.

Vejam as fotos do evento no Flickr: Fotos do Joomla!Day Brasil 2008

O Daniel Leandro (Ministério da Educação) mostrou muito bem como o MEC (http://portal.mec.gov.br) está usando o Joomla! Flávio Kubota apresentou seu projeto de controle de versões que foi selecionado pelo Google como um dos projetos do Google Summer of Code, concurso que incentiva o desenvolvimento em plataformas Opensource, o Brasil teve 3 estudantes selecionados. (Conheça os 15 projetos Joomla! selecionados).

Eu falei sobre as vantagens do Joomla! para empresas e agências, mostrando a importância dos desenvolvedores assumirem a responsabilidade de mostrar as vantagens da adoção do Joomla! como CMS. Comentei sobre como ampliarmos o leque de possibilidades no desenvolvimento de sites com Joomla! focando não em sites isolados, mas sim em “colméias”. Ou seja, focar em criar soluções mais abrangentes como atender redes de franquias (não apenas uma franquia isolada), ou associações comerciais, criar templates para nichos específicos como fotógrafos, designers, etc. (Veja a apresentação no Slideshare: http://www.slideshare.net/konfide).

O Ricardo Accioly (Noix) apresentou o projeto sobre a prefeitura de Fortaleza. Gostei da solução de criação de sub-sites por usuários sem conhecimentos técnicos.

O Pedro Renan substituiu o Matheus Mendes, que infelizmente não pode comparecer, e falou sobre a intranet do Tribunal de Contas de Palmas que antes era completamente estática e foi migrada para Joomla!. O interessante foi mostrar a dificuldade em vencer a barreira cultural na adoção de novas tecnologias.

Ronildo Costa, especislista em templates Joomla!, reforçou a importância de adotar em definitivo o Joomla! 1.5 e comentou a evolução na estrutura do CSS com a separação da camada HTML dos componentes facilitando a customização de componentes. Achei EXCELENTE o comentário sobre o bug de segurança do release 1.5.5, pois ele mostrou que no dia 13/agosto o bug foi postado na comunidade e em menos de 3 horas um novo release com a solução já estava disponível em versão estável 1.5.6!. Com isso, mostrou a força da comunidade Joomla! para solução de problemas.

Deu dicas essenciais de componentes como o JCE Editor, tradução (JoomFISH e Nooku), o VirtueMart, URLs amigáveis (Artio JoomSEF e SH404 SEF), menu (Extended Menu e mfDockMenu), galeria de fotos (Simple Image Gallery e MorfeoShow – adorei! vou testar).

(continuo depois…)

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013