O que as escolas não ensinam – Uma hora de código

onehour-code

 

Este projeto é incrível, pois dezenas de personalidades do mundo da tecnologia se uniram para criar um projeto educacional para ensinar conceitos de programação de uma forma simples e divertida. A motivação do projeto é simples:

HOJE em dia, praticamente TUDO que está à nossa volta tem algum software.

Independente de ser ou não um software, a lógica de compreender programação é fundamental para o desenvolvimento de um raciocínio lógico e criativo, pois envolve buscar soluções para problemas.

Vejam o vídeo de lançamento do projeto. No site Amara.org pode ver (e contribuir) a versão legendada em português.

http://amara.org/pt/videos/ZuVc6mobngWz/info/what-most-schools-dont-teach/

O legal é que agora tem tutoriais em português.

code-tutoriais-portugues

 

 

O MIT criou uma interface para programação de aplicativos mobile

code-appinventor

 

Pena que é apenas para Android, mas comecei a testar e depois gravarei alguns vídeos para mostrar.

Achei a iniciativa EXCELENTE e as escolas brasileiras deveriam ADOTAR este tipo de projeto como projeto extra-curricular.

??O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não sabem aprender, desaprender, e reaprender.? Alvin Toffler

Alvin-Toffler-Analfabetos-do-Século-XXI

As escolas e professores deveriam ler o livro “Quem mexeu no meu queijo” (clique para ler o post no meu blog).

Vejam um texto mais completo:

“Uma nova organização sem fins lucrativos chamada Code.org foi criada com o objetivo de difundir o ensino de programação. A entidade já nasce grande, com cerca de dezenas de milhões de dólares em caixa para investimento, com o apoio de grandes personalidades e empresas do mundo da tecnologia.

Uma das primeiras iniciativas é o programa chamado ??Hour of Code?. Na ocasião, pessoas sem conhecimento prévio podem ser introduzidas ao mundo da ciência da computação com material interativo, incluindo tutoriais de Bill Gates e Mark Zuckerberg. A intenção é atingir 10 milhões de estudantes e a iniciativa contém arte relacionadas a Angry Birds e Plants vs. Zombies.

Além dos dois, Google, Microsoft, Amazon, LinkedIn, também estão bancando a organização, dirigida por Hadi Partovi, ex-executivo da Microsoft e investidor-anjo. Apple, Dropbox, Yahoo e EA são outros nomes que apoiam o trabalho da Code.org.

??Queremos retirar o véu sobre esta arte sombria de magia negra que separa você de Mark Zuckerberg?, afirmou Partovi em entrevista durante evento de lançamento em San Francisco.

A Code.org chegou a lançar um vídeo em fevereiro deste ano, no qual celebridades e CEOs de tecnologia falam sobre a importância da programação. O vídeo já foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube.

A organização deverá fornecer o material para estudantes de várias idade, com o equipamento necessário e conexão à internet, afirma Partovi. A intenção é inspirar os estudantes a explorar a ciência da computação para sua educação e suas carreiras.”  Fonte: https://www.facebook.com/AnonimosBR/posts/477055569073480

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013