O que é co-criação?

Lembro que no HSM 2010 conheci o termo “co-criação” aplicado ao marketing de forma que os próprios consumidores ajudam a empresa com ideias para seus produtos. O maior exemplo que conheço de co-criação e que adorei ver ser citado no HSM é a Camiseteria que vende camisetas criadas pela própria comunidade de designers.

Segundo o Wikipedia, co-criação é:

O termo co-criação começou a ser usado em 2004, desde o lançamento do best-seller ”O futuro da Competição” escrito por C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy, que disseminou o conceito mundialmente.
Co-criação é um conceito de marketing e negócios, em inglês en: co-creation. A co-criação é uma forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa como fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas idéias.
Um dos principais casos de co-criação é a própria Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da co-criação, a colaboração.

Nesta entrevista da HSM, o professor, escritor e consultor Venkat Ramaswamy dá exemplos práticos da cocriação, fala do papel do líder nesse processo e explica as plataformas de engajamento. A entrevista foi feita pela jornalista Patricia Buneker.

Porém, esta perspectiva está muito ligada ao modelo capitalista, pois no final uma empresa obtém os maiores lucros. Ou seja, ainda é um modelo hierárquico de co-criação.

Em 2011, participei do Festival de Ideias e fiquei fascinado com um outro modelo de co-criação com foco nas ideias das pessoas que querem mudar o mundo e em janeiro/2013 retomei contato com o Festival de Ideias participando de um encontro de co-criação no Centro Ruth Cardoso. A foto abaixo resume bastante o espírito deste modelo de co-criação.

cocriacao-festivaldeideias-peq[1]

 

Minha definição de co-criação seria:

“Co-criação é a união de ideias de pessoas com o objetivo de gerar novas ideias em prol de um objetivo comum que é melhorar o mundo em que vivemos.”

Este ano tive o prazer de apresentar 2 ideias no Festival de Ideias 2013 – o Wikisocial e a Academia Konfide – e foi uma das melhores experiências que tive. Conheci pessoas incríveis que de forma colaborativa compartilharam ideias, ajudaram a melhorar as ideias dos outros e co-criaram um mundo melhor.

Vejam o vídeo do evento:

? preciso ficar atento às tendências e buscar fazer as conexões ou “ligar  os pontos” como diria o grande visionário Steve Jobs. Co-criação está conectada a inovação aberta (open innovation) e a força da multidão (crowdsourcing). Se analisarmos no Google Trends veremos que o crowdsourcing vem crescendo muito no mundo. Em 2011, participei da primeira conferência de Crowdsourcing e recomendo a todos acompanharem este tema.

 Google-Trends-co-creation

 

Referências:

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013