O que é coworking?

Alguns temas estão se tornando cada dia mais conhecidos e relevantes no mundo do empreendedorismo.

Coworking, cocriação, colaboração, computação nas nuvens, software como serviço, etc.

Dentre eles, quero destacar o COWORKING. Segundo o Wikipedia:

“Coworking (ou Co-Working) é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes.
? uma maneira utilizada por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como Home Office.
Pessoas e empresas usuárias de coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo.
Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais diferem do coworking, por não compartilharem dos aspectos social, colaborativo e informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que este modelo se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.”

Veja o crescimento da busca das palavras COWORKING, COLABORA??O e ESCRIT?RIO VIRTUAL.

Este crescimento mostra um grande interesse pelo tema.

Conheço diversos espaços de coworking no Brasil. Alguns deles: Estúdio Capanema, MyJobSpace, Pto de Contato, Hub SP, Espaço Multiplicidade (Brasília), Ponto Get (Goiânia) e outros.

Cada um tem características diferentes:

  • Alguns são bem localizados
  • Outros têm espaços amplos para eventos
  • Boa quantidade de salas de reunião
  • Ambiente descolado
  • Design diferenciado
  • etc. etc.

O fato é que a escolha de um bom espaço de coworking depende muito do seu perfil e da imagem que pretende transmitir para seus clientes.

Como dito acima, grande parte dos usuários de coworking são pessoas que não se adaptam ao modelo Home Office ou que querem ter uma alternativa para poder reunir com clientes e parceiros.

Provocações e reflexões

Gosto sempre de provocar e gerar reflexões. Acredito que a demanda por coworking devido ao aumento de pessoas trabalhando em Home Office tem uma explicação na diminuição dos empregos e na busca da carreira solo (seja por desejo de empreender ou pela NECESSIDADE). O fato é que percebo que MUITAS pessoas que trabalham em coworking estão apenas compartilhando o espaço físico, mas não praticam o NETWORKING e muito menos a COLABORA??O. Claro que há exceções, mas o que vejo é a cultura da COMPETI??O prevalecer.

Outro problema é que os próprios espaços de coworking não se mobilizam para gerar um movimento de divulgação e marketing em prol dos novos formatos de trabalho.

O site http://www.movebla.com/ é bem interessante, pois trata do tema “Novos formatos de trabalho”.

Novidades e Academia Konfide

Bom, para finalizar e falar sobre meu projeto inovador de ensino/aprendizagem que é a Academia Konfide. Escolhemos o Estúdio Capenama (www.estudiocapanema.com.br) para ser nosso espaço de encontros. O objetivo da Academia Konfide é ter um espaço para encontros de 1h a 2h para trocas de conhecimentos, inicialmente em Marketing Digital.

Faremos encontros de 4 a 6 pessoas no Estúdio Capanema, mas outras pessoas poderão participar online. A ideia é criar espaços de trocas presenciais e online, mas que sejam em TEMPO REAL. Assim como na academia de Platão serão espaços para aprendizado.

“A Academia original foi uma escola fundada em 387 a.C., próxima a Atenas, pelo filósofo Platão. Nessa escola, dedicada às musas, onde se professava um ensino informal através de lições e diálogos entre os mestres e os discípulos, o filósofo pretendia reunir contribuições de diversos campos do saber como a filosofia, a matemática, a música, a astronomia e a legislação. Seus jovens seguidores dariam continuidade a este trabalho que viria a se constituir num dos capítulos importantes da história do saber ocidental. A escola era formada de uma biblioteca, uma residência e um jardim. Pela tradição, este jardim teria pertencido a Academus – herói ateniense da guerra de Tróia (século XII a.C.), e por isso era chamado de academia.” Fonte: Casa do Bruxo

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


One Response to “O que é coworking?”

  1. lucas Says:
    setembro 30th, 2013 at 16:45

    Otimo texto, parabens pela explicação

Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013