Trilogia – Revolução do Conhecimento, Geração Y e Declínio das Agências Digitais

Eu naveguei na internet pela primeira vez em 1996, quando o navegador era o Netscape e os sites tinham fundo cinza e não haviam imagens ainda. Em 1997 fiz meu primeiro site para divulgar minhas aulas particulares de Microsoft Office e em 1998 comecei a trabalhar profissionalmente com criação de sites. Era o início de uma “corrida do ouro” na qual eu e milhares de outras pessoas acharam que ficariam ricas fazendo sites… Doce ilusão! Neste post, gostaria de falar um pouco sobre minha trajetória digital e comentar 3 artigos que escrevi de forma independente, mas que formam uma TRILOGIA que faz uma crítica a alguns modelos de negócios que, na minha opinião, não têm futuro dentro de um mercado criativo e colaborativo.

trilogia-artigos-revolucao-conhecimento-geracao-y-declinio-agencias

Em mais de 15 anos de internet, passei por diversas fases e tecnologias, principalmente a partir de 2007 quando comecei a ministrar o curso “Marketing no Google” e em alguns anos a Konfide se tornou uma das referências em cursos de Marketing Digital no Brasil. Nos tornamos referência em vários temas como SEO, AdWords, Joomla!, Redes Sociais e outros, porém eu não conseguia perceber o que eu realmente gostava de fazer, pois estava muito focado em “tentar ser referência” em algum grande tema de marketing digital e com isso ganhar dinheiro com cursos e consultoria.

Muitos profissionais que atuam no mercado digital, passaram pela Konfide, seja como colaboradores ou como parceiros. Em 2012, a Konfide chegou a ter mais de 10 colaboradores, porém em 2013 voltei a trabalhar sozinho em Home Office apenas com uma colaboradora. Este ano, descobri que o meu maior talento é CONECTAR PESSOAS e APRENDER/ENSINAR novas formas de comunicação. Algumas coisas que faria de graça o resto da vida são: Dar aulas e palestras, escrever blogs, gravar vídeo-aulas sobre novas tecnologias, criar eventos para conectar pessoas e ter/compartilhar/apresentar IDEIAS.

Ou seja, nada haver com criar sites, fazer consultoria de SEO/AdWords, organizar cursos…

Bom, vamos aos artigos! Vejam o comentário sobre eles que gravei em Brotas.

Artigo 1 - Da Revolução Industrial à Revolução do Conhecimento
http://www.konfide.com.br/tendencias/da-revolucao-industrial-a-revolucao-do-conhecimento

Neste artigo faço uma crítica ao modelo de trabalho de 9h às 18h que foi imposto pela era industrial, pois uma fábrica não poderia ter funcionários com horário flexível. A verdade é que trouxemos esta herança cultural e há muitos anos, Domenico de Masi – um dos maiores pensadores da atualidade – prega o “?cio Criativo” que é o equilíbrio entre trabalho, lazer e aprendizado.

Artigo 2 - Você quer emprego ou trabalho? Faça o que você ama!
http://www.konfide.com.br/mercado/voce-quer-emprego-ou-trabalho-faca-o-que-voce-ama

Aqui, a crítica é para dita “Geração Y” que muitos confundem com IDADE quando na realidade está ligado à ATITUDE! Muitos jovens que contratei ou entrevistei, na hora que pergunto “Puxa, você tem um perfil legal, porém gostaríamos de usar suas competências apenas 2 dias por semana”… a resposta é algo como “Sabe, eu pago faculdade e preciso de um EMPREGO em tempo integral”.

Ou seja, eles se moldam a um modelo falido de trabalho para quem quer ser um profissional criativo. Por que não trabalhar em 3 lugares diferentes?

Artigo 3 - O Declínio das Agências Digitais
http://www.konfide.com.br/mercado/o-declinio-das-agencias-digitais

Por último, eu explico porque as agências digitais, apesar do “glamour” de parecerem modernas não conseguem acompanhar as têndencias e trazer as melhores soluções para os clientes. O fato é que com o Facebook, Linkedin, Twitter e outras mídias sociais é muito fácil identificar os melhores talentos. Além disso, COMO… COMO uma agência consegue ter profissionais CRIATIVOS trabalhando de 9h às 18h como se fosse uma fábrica?

Leiam os artigos e façam suas reflexões!

Cocriação Digital

Desde Janeiro/2013 estou investindo em criar encontros de COCRIA??O DIGITAL. Agora consegui um espaço excelente que é o auditório Arena da Escola São Paulo e o próximo encontro será dia 19/Agosto. Se quiser vir discutir pessoalmente sua opinião, conhecer novas pessoas e compartilhar sua experiência. Apareça!!!

http://cursos.konfide.com.br/cocriacao-digital

arena-escolasaopaulo2

 

Compartilhe

Engenheiro Eletrônico formado pela Unicamp e Pós-graduado em Administração pela FGV. Sócio/fundador da Konfide Marketing Digital. Entusiasta do conceito Open Source, principalmente o Joomla!/WordPress. Já treinou mais de 1500 pessoas no curso de Marketing no Google. Atualmente é um evangelista do Prezi e ministra o curso de Apresentações de Alto Impacto com Prezi. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Deixe uma resposta

*

Siga-nos

Receba nossa newsletter

Subscribe to our mailing list

* indicates required

Konfide no Youtube

No items

Um Projeto LiveSEO Marketing Digital | Konfide© Todos os direitos reservados 2013